Por meio do Coordenador Técnico das regiões Norte e Nordeste, Juliano Oliveira, o Programa Mãos Pro Futuro marcou presença no ECAL – Encontro dos Catadores da Amazônia Legal em Manaus.
O evento se propôs a construir um espaço de diálogo entre gestores municipais, estaduais, catadores e catadoras, o Governo Federal e o setor empresarial sobre ações inclusivas para implementação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e o fechamento humanizado dos lixões.
O encontro contou com a participação de nove Estados Federativos que fazem parte da Amazônia Legal e com diversas lideranças de catadores, além da presença do Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf.
O papel do setor industrial na implementação da Logística Reversa na Amazônia é crucial para o desenvolvimento sustentável da região e para a conservação ambiental. Além de garantir a geração de trabalho e melhoria da renda de catadores na região, o Programa Mãos Pro Futuro garante a conservação do ecossistema e biodiversidade amazônica.