No dia 30 de outubro, o Diretor de Desenvolvimento Sustentável da ABIHPEC, Fábio Brasiliano, apresentou o Programa Mãos Pro Futuro no Seminário Internacional sobre Poluição por plásticos, promovido pela CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
O Evento discutiu as diferentes experiências voltadas ao futuro acordo global sobre Poluição por Plásticos, incluindo no ambiente marinho, apontando os desafios, as lacunas e as oportunidades para a sua implementação.
Em 2023 o Programa Mãos Pro Futuro recuperou 41% de Plásticos das 165 mil toneladas de resíduos recuperados. Além disso o Programa atuou em regiões costeiras do país, com 47 organizações parceiras em 31 municípios do litoral brasileiro, além de 3 cooperativas em Manaus - AM e 3 cooperativas em Belém - PA, regiões que apresentam importantes reservas de água doce no território nacional.
Juntas, estas organizações de catadores somaram um resultado de recuperação de materiais recicláveis de 37.195 toneladas em 2023, o que representa 22,5% do resultado total do Programa no ano de 2023.